Por b***a

agosto 22, 2007 às 4:09 pm | Publicado em Cotidiano, Lola, Sociedade | 3 Comentários

Eu não lembro bem quando eu ouvi pela primeira vez, mas lembro de ter pedido pra pessoa repetir, talvez eu tivesse ouvido mal.

– Eu disse que é chique por bosta.

Não, eu não tinha ouvido mal. Não entendi a relação entre chique e bosta, mas como eu era nova na cidade, fiz o que eu fazia sempre que ouvia uma coisa estranha (como “corguinho”) : Ahhhh, sim!

Mais tarde eu fui entender que era uma expressão que intensificava o adjetivo, assim como o “muito”. Se alguém é muito feio, é feio por bosta. Da mesma forma que se alguém é muito bonito, é bonito por bosta. Depois que você entende isso, não fica mais tão estranho ouvir alguém dizendo que “o almoço estava gostoso por bosta”.

Tá bom, eu ainda acho estranho (embora morra de rir cada vez que ouço). Mas pra quem nasceu aqui [em São João da Boa Vista], o “por bosta” é motivo de orgulho, uma marca que permite reconhecer um sanjoanense em qualquer lugar do mundo. E isso, isso é legal por bosta!

PS.: O “por bosta” também é falado em Espírito Santo do Pinhal, cidade vizinha de São João e que se diz autora da expressão (isso já rendeu briga por bosta).

3 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Eu ia comentar: “Por bosta esse texto, Patty! Assim como você = )”. Mas é muito óbvio.

  2. Hahahahaha…dá até vontade né?

    Mas, e as guerras com a cidade vizinha? Adoro brigas entre cidades..rsrsrs..é interessante por bosta!

  3. Tem tanta expressão nesse Brasil que a gente nem desconfia. Eu ficaria muito contrariada se alguém me dissesse que o almoço estava bom por bosta. Mesmo sabendo oq a pessoa quis dizer.


Deixe uma resposta

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

