Independência….ou quase…

setembro 7, 2007 às 11:47 pm | Publicado em Comemorações, Infância, Miss Ginsu, Vida Pessoal | 5 Comentários

Não. Hoje não vou falar da Independência do Brasil só porque é 7 de Setembro. Mas sim sobre algumas das vitórias que nós temos no decorrer da vida e que, de certo modo, são nossa declaração de Independência também. Quem não sonha em ter independência financeira? Em sair de casa e se soltar das amarras que nos prendem aos nossos pais? Mesmo sendo bom o convívio, vai chegar a hora de querer ter seu canto.Mas vamos pegar os tipos primários de independência. 

Andar – primeiro tem a etapa de rolar na cama enquanto nossa mãe tenta trocar a fralda, pra depois engatinharmos pela casa até sentirmos força suficiente nas pernas pra levantar e, apoiados nos móveis, dar os primeiros passos. Mas o nosso grito de independência é quando largamos o móvel e andamos sem ninguém nos segurando. 

Andar de bicicleta sem rodinhas –tudo começa com o triciclo. Dele pra bicicleta é um pulo (e uma conquista pra nós). Mas a bicicleta vem com rodinhas. Quando começamos a andar e sentimos que dá pra ir sem as mesmas vem o pedido pra retirá-las com a condição de que alguém fique segurando a sela até que……..somos largados. Olha aí nosso grito de independência!!! 

Escovar os dentes sem ajuda da mãe – é a vitória que conquistamos pra ou fingir que entramos no banheiro e escovamos enquanto lemos revista em quadrinhos pra passar o tempo, ou realmente escovamos, mas de uma maneira menos violenta, digamos assim, e mais rápida. 

Comer de colher sozinho – chega daquela história de ‘Olha o aviãozinho’. Será que não percebem como já estamos crescidos? Exigimos nossa própria colher! Independência ou guerra de comida! 

Atravessar a rua sem estar de mãos dadas com alguém – já andamos só, temos nossa própria colher (ou garfo, quem sabe), escovamos os dentes sozinhos. Então por que temos que atravessar a rua de mãos dadas? Maior vergonha! Então, vamos conquistando a independência aos poucos – das mãos dadas vamos pra mão na cabeça como que nos guiando pra depois atravessar acompanhado, mas sem contato físico. Independência! 

Pegar ônibus – agora sim. Depois de atravessar a rua sem acompanhante, você já está apto pra andar de ônibus. Como tudo na vida, começamos de baixo, literalmente – vamos acompanhados e temos a liberdade de passar por baixo da roleta. À medida que crescemos, isso já não é mais possível. E com vem a Independência. Já podemos ir e vir – basta atravessarmos a rua (sozinhos) e pegar o ônibus (sozinhos, também). 

Todas essas vitórias foram marcantes pra mim, mas agora estou atrás da minha independência financeira. E você?

5 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. “… mas agora estou atrás da minha independência financeira. E você?”
    Eu também, fiota.

  2. Eu sinto que no momento, para ser independente, preciso de uma chave-teste (aquelas que a gente põe na tomada pra ver se tem corrente) e uma furadeira. Assim, eu poderei checar a eletricidade e fazer furos nas paredes a hora que quiser!!!

    Ótimo texto!!
    Beijos!

  3. A primeira viagem de metrô sozinho foi uma grande conquista. E foi há uns 5 ou 6 anos…

  4. entendo completamente essa sensação de independência e liberdade. lendo seu texto me veio a lembrança da minha primeira viagem sozinho aqui no brasil. agora, estou querendo viajar para o exterior do mesmo jeito. parece distante, mas sonhar não custa nada, né?
    muito bom!
    abraços.

  5. A minha primeira viagem sozinha também foi uma conquista e tanto, Philipe. E foi de avião – minha mãe, na época, confiou mais no avião que no ônibus. Parecia gente grande, aceitando refrigerante (e derrubando na blusa de seda – sim, na época viajar de avião era chique).

    Obrigada pela leitura e pelos comments, pípou!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: