Mãe, eu preciso ir de uniforme hoje?

outubro 14, 2007 às 3:28 pm | Publicado em Adolescentes, Escola, Felícia Tenenbaum, Infância, Moda | 6 Comentários

A coisa que eu mais tenho saudades do tempo de escola é o uniforme. Não que eu tenha usado uniformes cheios de glamour, no melhor estilo escola-da-novela-das-seis, mas simplesmente porque era prático. Eu já sabia o que eu ia usar, era só vestir, sem me preocupar com combinações, se a roupa não era um pouco demais pra ocasião, nada disso! Eu também dei sorte de nunca estudar em escolas muito rígidas. Em geral, o uniforme era a parte-de-baixo azul-marinho e a camiseta do colégio. A parte-de-baixo era então providenciada pela mamãe costureira. E a camiseta, podia ser herdada da prima mais velha e devia, obrigatoriamente, permanecer em bom estado para ser repassada pro irmão mais novo.

Na primeira série, minha mãe tratou logo de providenciar saias pregueadas azul-marinho. Eram muito fofas! Uma vez, eu sentei num chiclete verde e chorei muito. Aí a tia da cantina tirou o chiclete com gelo e virou a saia e me disse que se alguém perguntasse porque minha saia estava molhada, era pra dizer que eu molhei no bebedor!

Até a sexta série, o uniforme era mais exigência da minha mãe, porque estávamos muito enganados se achávamos que o dinheiro dela dava em árvore pra ela abastecer os guarda-roupas. Como a escola era mais pra liberal, a moda reinava nos shapes: moletons enoooormes (alguns “achados” no guarda-roupa do meu pai), calças jeans semi-baggy e centro-peito.

Na sétima série, eu mudei de cidade e fui pra escola particular, mas a dupla jeans e camiseta do colégio permaneceu. Por “jeans”, entenda-se calça, bermuda ou saia, ou pelo menos era assim que as alunas entendiam, mas não a coordenação, que logo baixou um decreto proibindo as saias… Uma pena. Nessa época, eu achei um barato ser filha de costureira! Eu e uma amiga, cuja mãe também é muito prendada, lançamos a moda, ajustando nossas camisetas do uniforme! É, porque “no meu tempo”, uniforme era, como o nome diz, uma coisa só: não interessa se você é menino, menina, gordo, magro… Hoje dá até inveja passar no portão de uma escola, verdadeiras grifes! Calça pras meninas, calça pro meninos. Pras meninas tem calça larguinha, calça justa, legging, bermuda, short, short-saia… Camiseta, regata, camiseta justinha, camisetas coloridas…

No ensino médio, a coisa afrouxou de vez e podíamos usar qualquer coisa, mas o meu guarda-roupa manteve a prateleira do uniforme. Aliás, ela existe até hoje, a prateleira das roupas de usar-pra-bater, separada das roupas-de-domingo! Aprendi a lição com a minha mãe, que dinheiro definitivamente não dá em árvore!

6 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. No meu primeiro colégio, onde fiquei até a 3ª série, a farda era calça jeans e blusa de botão quadriculada.
    Já no segundo e último colégio – onde fiquei até a faculdade, o uniforme era calça vinho e blusa de malha do colégio mesmo ou uma de botão – bege pra até a 8ª e branca pra científico – com um bolso e no bolso o nome do colégio Diocesano costurado. Nunca foi permitido saia. E bermuda só depois de muito tempo.

  2. Eu também gostava tanto de uniformo. Sempre que acordo para vir trabalhar eu olho para o armário e penso isso.

    Quando eu era pequena o uniforme variava a cada série. Quer dizer, a camiseta era sempre igual (branca de alça e com o nome do colégio estampado) e o short era de uma cor diferente para cada série. A partir da 1° série era blusa branca com o nome do colégio e bermuda azul para todo mundo.

    Na 5ª série tivemos que começar a ir de calça jeans (bermudas nunca foram liberadas porque as garotas abusavam e iam com shorts estilo dançarina do Tchan). Isso durou até o 1° ano quando os uniformes foram abolidos. só que eu criei uma espécie de uniforme paralelo e usava sempre as camisas que eram distribuídas nos eventos da escola.

  3. Prezados Senhores,

    Por gentileza, solicito orçamento para 1600 camisetas infantis com idade dos 07 aos 14 anos principalmente para a faixa etária dos 10 aos 12 anos e 1400 camisetas para adulto nos tamanhos P,M e G. Necessitamos orçar também 1400 short´s para crianças de 07 aos 14 anos e 1600 short´s para adulto nos tamanhos P,M e G e 1200 coletes esportivos nas cores verde, preto, azul, branco, vermelho e amarelo e 1200 tênis para prática de esporte na numeração do 34 ao 40.
    OBS: As camisetas precisam ser de fio 30 penteada e cardada e temos a art.
    Atenciosamente,
    Cléo
    Instituto Renovar

  4. temos calças jeans a 12,90 do n; 36 ao 46 e fabricamos ate o n; 60

  5. muita gente diz que nao a condiçoes de ter uma calça jeans e quem diz esta inganado temos calças de 12,90 vendemos p/ todo brasil pricipalmente p/ empresas de uniforme

  6. OADOREI A IDEIA RARAIIIIIIII


Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.