Quando a lógica destrói a lógica

novembro 3, 2007 às 1:48 am | Publicado em Domenik, Lógica, Vida Pessoal | 10 Comentários

Bem, eu não sou um nenhum expert de lógica. Mas em momentos de reflexão (aka momentos sem atividade) eu desenvolvo algumas teorias. E resolvi dividir algumas delas.

Cuidado, se você vive em função da matemática seu conjunto imagem pode ser danificado após essa leitura.

a-) A divisão por zero e o paradoxo matemático

Essa é a base de quase todas as minhas teorias lógicas. Sim, eu sei que não existe divisão por zero, mas apenas suponhamos que tal divisão seja possível. Zero é o equivalente de zero, então:
0:0=1
Tudo bem. Agora continuemos, como zero é sinônimo de nada, tudo o que for dividido por zero é igual ao infinito (supondo que esse seja um resultado possível).
x:0=∞
Também sabemos que qualquer número dividido por infinito é igual a zero.
x:∞=0
Nesse caso, podemos concluir que x/0= y/0 e que x/∞=y/∞, assim x=y. Trocando em miúdos, -1=2.007=i=π e todo o universo de número conhecidos. E de sobra temos a relação 0=∞.

b-) O elétron

O elétron é uma partícula de carga negativa. Diz-se que sua massa é desprezível (9,10938188 × 10-22 microgramas). A massa do próton, partícula de carga positiva, é aproximadamente 1.836 vezes maior que a massa do elétron . Em posse desses dados podemos fazer uma equação:
Massa do próton = 1836 . massa do elétron
Por princípios básicos da álgebra, uma equação não é alterada se dividirmos seus dois membros por um mesmo número. Assim, dividiremos tudo por infinito. Teremos:
0=0
Se os dois membros apresentam o mesmo resultado, então devem ter massas iguais. Dessa forma, a massa do próton é igual a do elétron, e se uma delas é desprezível, a outra também o é.

c-) O Universo

O Universo tem tamanho praticamente infinito. E continua se expandindo. O que eu sinceramente acho demais, já que o que era estupidamente grande torna-se colossal e estupidamente grande e por aí vai. Mas isso é um paradoxo. Chamemos a população total do universo de x. Como demonstrado acima, x/∞=0. Então a densidade demográfica do universo seria zero. Assim, não existiriam habitantes no universo, o que é um absurdo, afinal estamos aqui. E podemos definir esse “aqui” como um lugar bastante bonito, e acima de tudo, finito.

****

Esclarecendo adeptos das ciências exatas que podem me acusar de blasfêmia: eu adoro Matemática, Física e Química. Meu número favorito é um complexo, a melhor água que tomei tinha quantidades bastante agradáveis de deutério e trítio e acho que o Princípio da Incerteza de Heisenberg é uma das melhores teorias do século XX.

10 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. No começo eu achei que todos os caminhos levavam ao infinito! No final eu concluí que todos os caminhos levam a zero.
    Que é igual a infinito.
    Como diria o Humberto Gessinger: “Mas o quase nada, quase sempre é sempre tudo”. =P

  2. Você precisa desesperadamente fazer Cálculo. Independente da carreira que você escolher, faça Cálculo I. Você vai ver que metade das suas teorias estão erradas, mas vai gostar das novas soluções. =D

  3. Definitivamente você anda estudando demais.

  4. Agora não tem jeito, desisto de convencer o Lord de que divisão por zero não existe.
    Até montei um probleminha com crianças e balas…

  5. Concordo com a Monique, você precisa fazer Cálculo!
    Tem umas considerações erradas aí, mas vou deixar você descobrir sozinho :D

    Beijo!

  6. Esse último layout é a cara do Lord.

  7. Eu também gostei desse layout. E quero fazer cálculo. Dizem que RI tem cálculo no primeiro termo. Veremos. ^^

  8. O nome do site deveria mudar para “Encontre um layout”.

  9. Com relação às operações com o número zero:

    Toda regra tem sua exceção. A exceção para as operações matemáticas é o número zero. Desta forma, 0:0 não poderia ser igual a 1, por representar valores neutros. Diz-se, na verdade, que zero dividido por zero é igual a infinito, mas estou tentado descobrir a lógica por traz desta operação.

    Outra questão é que zero dividido por qualquer número é igual a zero, e que zero didivido por zero é igual a infinito (ainda estou tentado descobrir a lógia deste resultado) contudo, NÃO EXISTE RESULTADO PARA UM NÚMERO DIVIDIDO POR ZERO, ou seja, trata-se de uma indeterminação.

  10. baahhh eu ja tive umas lokura dessas ai tb de fika procuranu erros na matematica ou coisas do tipo, so que ja desisti.Mas so quero explicar uma coisa 0:0 não é um numero infinito e sim é 0 simplesmente porque se eu tiver 0 e dividila para 10 pessoas essas pessoas iram ficar com 0 balas não com infinita quantidade de balas isso é impossivel.Deu para entender agora não me pergunte porque todo numero dividio por zero é um por que me explicaram isso mais eu ja esqueci.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: